Stohrer: A confeitaria mais antiga de Paris

Nicolas Stohrer era um confeiteiro de mão cheia. Trabalhou durante anos para Stanilas Leszcynski, o rei da Polônia que abdicou do trono e foi viver na França, e que sempre é lembrado como um dos maiores gourmands da história!!!!

4669022061_5ba4d7cbf1_o

(Não custa lembrar que a invenção da Madeleine tem o dedo dele também, mas isto fica para um outro post!)

O chef Nicolas criou, entre outras delícias, a Baba ao Rum e as suas variações. O nome do doce foi uma referências aos contos das “Mil e uma Noites”, os preferidos do ex- rei. E sua origem: o dia em que Nicolas resolveu molhar brioches já secos com vinho de Málaga.

Quando a filha de Stanilas se casou (tornando-se rainha consorte da França, esposa de Luis XV) levou o chef para Versalhes, e por lá ele ficou por 5 anos. No seu diário conta que teria se cansado da vida no palácio e acabou decidindo se mudar para Paris. Para sorte de todos nós, inaugurou a primeira Confeitaria da Cidade, em 1730, que existe até hoje, na Rue Montorgueil. Lá encontramos clássicos da confeitaria francesa, como as babas e bombas de chocolate. Agora estou procurando uma receita bacana de Baba au Rum! Fiquei morrendo de vontade de fazer!!!

10013912_10203449946313187_1213724588_n

Fontes:

Paris Sweets – Great Desserts form the city’s best pastry shops, Dorie Greenspan

Mil Folhas, Lucrecia Zappi

Leave a comment