Por que cozinhar resolve todos os problemas do mundo? Michael Pollan e Ferran Adrià em livros.

10418381_10204981175872969_9121044957128713322_n

 

Ando apaixonada por dois livros lindos!

O primeiro é o livro novo do Michael Pollan: “Cozinhar – Uma história natural da transformação”. Este jornalista é uma das pessoas mais importantes na gastronomia mundial, na minha opinião. Ele escreveu vários livros, sendo “O Dilema do Onívoro” um dos mais incríveis.

No “Cozinhar”, ele simplesmente diz que todos os problemas do mundo poderiam ser resolvidas se as pessoas voltassem a cozinhar em casa. Nada contra restaurantes, mas ele ataca a comida industrializada, ultraprocessada e com “ingredientes” mais do que dispensáveis.

Cozinhar nos define em vários sentidos, começando com a vertente da antropologia que coloca esta atividade como a que promoveu nossa evolução e diferenciação, passando pelas questões de cultura e convivência social também.

No mundo moderno, por outro lado, cozinhar nos ajuda a entender e sentir a complexidade do mundo, o poder da natureza, e dá mais sentido ao esforço humano presente na cadeia de produção de alimentos. Tudo isso pode passar despercebido se preparar a sua refeição se resume a abrir uma caixinha.

Enfim, uma paixão! <3!!

O meu eu ganhei de presente da Chef Karina Ferrari, mas vc acha super fácil em todas as livrarias… Editado pela Intrínseca.

 

livros

 

O segundo livro é o “A refeição em família”: O Ferran Adrià, que todo mundo conhece como o melhor cozinheiro do mundo, e que ajudou a revolucionar a gastronomia contemporânea com suas espumas malucas, também é ótimo no “trivial variado”: Já faz um tempo que lançou um livro sobre comida caseira, e eu estava namorando.

A obra se chama “A refeição em família”, editada pela Phaidon e no Brasil, pela Ediouro.

Eu já gostei do livro por fora, a capa é linda. E, de cara, ele explica que a “refeição em família” do título é o jantar que todos os dias, todos os funcionários do El Bulli faziam juntos, antes de começar o serviço do restaurante que foi eleito o melhor do mundo várias vezes, antes de fechar.10409581_10204981176632988_392048349194083959_n

São pequenos menus: entrada, prato e sobremesa. Tudo simples, com ingredientes bem comuns, e o mais importante: Preparo acessível! Nada de deixar marinando 18 horas, ou cozinhar em baixa temperatura, usar um thermomix… etc.. etc… Ou seja, perfeito para todo mundo fazer em casa.

A idéia dos cardápios é boa também porque quem cozinha diariamente sabe que um dos problemas que aparece é saber o que fazer, sem cair na monotonia. Vale lembrar que as refeições tem um estilo bem europeu, ( massa como primeiro prato, por exemplo) e logicamente, alguns clássicos espanhóis.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s